top of page

Qual é o impacto da Gestão de Ativos na sua Empresa?

Gabriel Borges



A Gestão de Ativos é um conjunto de práticas relacionadas ao controle dos bens imobilizados. Este trabalho conta com muitos processos e objetivos que se conectam a diversos setores dentro de uma empresa.

Com uma Gestão de Ativos eficiente, a empresa passa a ter o controle preciso dos bens imobilizados e conta com uma série de novas informações para controle interno e tomadas de decisões, além do atendimento às normas contábeis e requisitos exigidos pela auditoria externa.

Para entender o impacto da Gestão de Ativos, vamos a alguns exemplos e consequências positivas dessa prática em diversos setores.

Controle Interno

Com os dados do inventário à disposição, o conhecimento e monitoramento do patrimônio fica prático e eficiente. Essas informações são importantes para a contabilidade, para a logística e para os gestores tomarem decisões estratégicas.

Aumento da Disponibilidade dos Ativos


Ter um controle preciso dos ativos é ter as informações necessárias para melhorar o planejamento logístico e orçamentário, a fim de que os ativos estejam sempre mais disponíveis para gerar valor, reduzindo também custos e reparos.

Tomadas de Decisão

Com o controle preciso dos bens imobilizados, temos à disposição informações como o inventário completo, valor dos bens, vida útil remanescente, depreciação, estado de conservação, valor de reposição, valor de mercado, entre outros para tomadas de decisão.

Para colocar em termos práticos,

“O que seria melhor para a sua empresa, ter uma frota de veículos própria ou alugada?”


Esta questão não tem uma resposta pronta e certamente é diferente para cada tipo de negócio, mas para tomar essa decisão e determinar a viabilidade econômica de cada alternativa, a análise dos dados supracitados da gestão dos ativos imobilizados são imprescindíveis para indicar qual caminho é o mais adequado e economicamente mais eficiente para a sua empresa.

Otimização de Orçamentos

Ao entender a demanda dos ativos essenciais às atividades da empresa e suas respectivas vidas úteis, o entendimento da previsão orçamentária, previsão de novas aquisições e otimização dos ativos em todo o seu ciclo de vida se torna mais claro, facilitando a elaboração de novas estratégias logísticas, produtivas e orçamentárias.

Exigências Contábeis e de Auditoria

A Gestão de Ativos também visa atender às exigências do CPC (CPC 01, 07, 16, etc.) e das Auditorias Externas.

Benefícios Fiscais da Depreciação

Reconhecer a depreciação dos bens imobilizados das empresas optantes pelo lucro real é um importante fator que compõe o resultado do exercício.

Considerando que a depreciação afeta negativamente o Resultado do Exercício, sob a óptica tributária, é interessante que sejam reconhecidos os débitos dedutíveis de depreciação, reduzindo assim os impostos que incidem sobre o lucro.


Para aferir vida útil e taxas de depreciação diferentes das fixadas pela Receita Federal, é necessário um Laudo técnico para amparar ajuste contábil posterior. (Este laudo é uma parte do trabalho que realizamos)

A sua empresa precisa ficar mais eficiente e competitiva?

Entre em contato com o nosso time de especialistas para entender todas as etapas e benefícios ao realizar a Gestão de Ativos.



2 visualizações0 comentário
Inscreva-se para receber nosso conteúdo

Obrigado

Capacitação Técnica

bottom of page